quarta-feira, 16 de maio de 2018

Nas terras do Barão


Ruínas do sobrado do Barão de Cambaí. Localiza-se a 05 Km da BR 290. A Estância do Barão do Cambai também é conhecido como “Sobrado do Cambai”. Do referido Sobrado restam apenas ruínas de paredes de barro com vigas atadas com tentos.

O sobrado foi mandado construir pelo comendador Antônio Martins da Cruz Jobim, que era irmão da viscondessa de Sabóia e do senador do Império, doutor José Martins da Cruz Jobim, médico de renome na corte.

Durante o Segundo Reinado o imperador do Brasil, Dom Pedro II, em excursão, no ano de 1846, visitando a então Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, hospedou-se na Estância do Sobrado.

Por serviços prestados no Brasil, quando nosso país participou da Guerra do Paraguai o Comendador Antônio Martins da Cruz Jobim recebeu o título de Barão do Cambai. Além de Dom Pedro II outras pessoas ilustres, quando andavam em inspeção, fizeram da Estância Cambaí um ponto de repouso, a exemplo do Governador da Província e do Bispo daquela época.

A Estância do Barão do Cambai foi construída no centro de uma região ornada por matos e arbustos, aparecendo no ponto alto de um campo, sendo um sobrado com duas escadas laterais e bonitas edificações anexas.

Com toda esta constituição majestosa tornou-se uma Estância de rara beleza e também pela forma que é conhecida alcançou uma significação clássica. Atualmente tem como proprietários o senhor Homero Andrade Moraes e seus descendentes.

Consta, que durante a sua construção, o Barão mandou colocar, nos cantos do sobrado, várias moedas de prata com a data do ano, com a finalidade de marcar a era de sua construção. A fazenda foi considerada pelo médico e escritor alemão R.A. Lallemant como “uma das mais belas de todo o país e, pela situação, talvez a mais bela” , durante sua visita por lá, em 1858. (Foto: Obtidas na página de Pedro Paulo de Souza Soares, no Facebook)

Nenhum comentário:

Postar um comentário