segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Exposição sobre o cultivo de arroz nos anos 30 em São Gabriel

De 17 de abril a 15 de maio de 2015 foi realizada no Museu Nossa Senhora do Rosário Bonfim, a exposição "O Cultivo do Arroz em São Gabriel no ano de 1930, na visão de Isaías Evangelho”, com fotos do acervo de Eulália Salgado Leitão.

A inauguração da mostra contou com a presença de familiares de Eulália, representados pelo seu filho Nabor Salgado Leitão, autoridades e convidados. A mostra traz um histórico do arroz no mundo, Rio Grande do Sul e em São Gabriel, além das fotos feitas por Isaias Evangelho mostrando os trabalhos para o plantio do grão no município e o precursionismo de Nabor Salgado, pai de Eulália, na Estância Campestre. Todos os registros foram guardados por Eulália, falecida em 2013.

Materiais trazem variedades de arroz, painéis informativos e fotos de Isaías Evangelho
Como visionário que era, Nabor implementou novas fontes de produção de arroz no Estado, e levou o cultivo para Alvear (Argentina) e Itaqui (Rio Grande do Sul), iniciando oficialmente a plantação de arroz nestas cidades.

Ele ainda adquiriu 18 sesmarias de campo à margem esquerda do Rio Vacacaí, sendo o pioneiro neste setor. O neto Nabor agradeceu emocionado, a homenagem prestada à família e à sua mãe, que cuidou do acervo com dedicação até o final de sua vida.

A mostra ainda teve uma explicação técnica da bióloga Iana de Souza, da Urbano Agroindustrial, que falou sobre as variedades de arroz produzidas pela empresa e os seus variados fins. A mostra teve apoio da Urbano, Sanrighi, Comercial 3 Letras, Associação Amigos do Museu e da Família Salgado. (Fonte e fotos: Caderno 7)

Gerson Barreto, Nabor Salgado Leitão, José Fernando dos Santos e Glécio Rodrigues, chefe do Museu, na época.

A Exposição foi aberta oficialmente na noite de sexta-feira, 17 de abril de 2015.

Painéis informativos e fotos de Isaías Evangelho.

Produtos feitos com arroz também foram apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário