quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

*Caro Nilo. Recebi o livro "100 anos de Futebol em São Gabriel ". Que maravilha!

O primeiro time que torci e torço até hoje é o G.E. Gabrielense, nos idos de 1955. Lembro que nos jogos contra o Cruzeiro (Clássicos) meu pai e seus colegas do 9º R.C. apostavam no vencedor por caixa de marmelada. Bons tempos...

Parabéns pela obra .

Abraço

Roque Palermo

Aproveito para enviar texto meu lembrando do E.C Internacional de Santa Maria (1965)

“Colorado 65”

Lembranças de um torcedor colorado Santamariense

Há 48 anos em 1965 o Esporte Clube Internacional de Santa Maria, lançava o Projeto “Colorado 65” A maioria dos torcedores não deve lembrar outros até nunca ouviram falar. Não sei quem fazia parte da diretoria, lembro que a movimentação na cidade foi grande com um bom apoio e divulgação da imprensa local.

Causando grande expectativa na torcida colorada e o descrédito dos periquitos e da torcida do Guarani Atlântico que era uma boa equipe naquele tempo. Eu tinha meus 15 anos, e nos dias de treino eu ia assistir e ficava de longe, sentado embaixo dos eucaliptos, aqueles atrás da goleira do portão principal, observando tudo. Já no dia de jogo eu tinha que pular o muro para assistir e torcer pelo time.

O treinador se não me engano veio da cidade de Rio Grande, tinha bom conceito no meio futebolístico. Os jogadores foram chegando, para a zaga trouxeram Santo e Dauth, para lateral Jaburu e Tadeu e o goleiro Cavaleiro, se não me engano e o Nilson titular por muito tempo.

Da equipe do ano anterior lembro-me do ponteiro Caldeira, no meio de campo o craque do time o 10, Espanhol, ou seria Espanha? Não lembro bem o nome, substituído pelo Toninho o “Maneco” pretinho bom de bola. E de todos os lados foram chegando reforços para o “Colorado 65”. O meio atacante Evaldo, e na várzea foram buscar para centro avante o alemão Ênio, entre outros jogadores que não recordo os nomes.

Com certeza foi um projeto vitorioso, que uns três ou quatro anos mais tarde levou o Inter-SM a primeira divisão do futebol Gaúcho, onde permaneceu por uns 20 anos de forma ininterrupta.

Quantos craques vimos jogar nesse período: O ponteiro esquerdo Lulu, o direito Rudnei que parou de jogar devido a um acidente de automóvel, os irmãos Robson e Roberto, Plain vindo do Rio-grandense, Chicota e o Badico atual treinador, o Valdo, vice-campeão do mundo, jogando pelo Cruzeiro mineiro, entre tantos outros.

A equipe de base era forte, formava jogadores para a equipe principal. Nesse período foi construído o pavilhão dos associados.

É chegada a hora dos colorados arregaçarem as mangas e lançarem novamente um grande projeto que possa trazer o INTER-SM de volta a destaque no futebol Gaúcho. Quem sabe! “Colorado 2014”.

 N: O Presidente da época era o Dr. Mario Achutti. Não falei no Lauro, o lateral de uma habilidade e domínio de bola incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário