quinta-feira, 9 de novembro de 2017

"Reclames" de antigamente

No Brasil de antes de abolição da escravatura, os anúncios publicitários eram chamados de "reclames". Só que no Brasil a palavra caiu em desuso, pelo seu duplo sentido -- porque parece chato alguém reclamar que você vá preferir comprar na loja dele.

Os "reclames" abaixo, de firmas comerciais de São Gabriel, foram publicados no "Almanak Laemmert  Administrativo Mercantil e Industrial RJ".

O “Almanaque Laemmer”, como é conhecido, é considerado o primeiro almanaque publicado no Brasil. Editado no Rio de Janeiro, entre 1844 e 1889, pelos irmãos Eduard e Heinrich Laemmert. Mas autores argumentam que o “Almanaque da Bahia” seja o mais antigo.

Originários da cidade alemã de Rosenberg, no Grão-Ducado de Baden, os irmãos Laemmert fundaram a Livraria Universal e a Tipografia Laemmert, pioneira no mercado tipográfico brasileiro.

Com textos sobre a corte brasileira, os ministérios e a legislação imperial, para além de dados censitários e até propagandas, o “Almanaque Laemmert” tornou-se fonte fundamental para a compreensão do cotidiano brasileiro do século retrasado.

Atualmente, o acervo do Almanaque, que conta com 46 edições e com cerca de 55 mil imagens, foi disponibilizado pela Fundação Biblioteca Nacional, por meio de seu sítio na Internet.






Nenhum comentário:

Postar um comentário