quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Herói da Revolução de 1923

Anselmo Vaz herói da Revolução de 1923, no Rio Grande do Sul, foi morto no combate do Arroio Santa Maria Chico em 15 de maio de 1923. Era civil, mas ao aderir a rebelião, assumiu o posto de capitão, no 2º Esquadrão de Lanceiros da 3ª Divisão do Exército Libertador (Maragatos), na tentativa de depor o governo de Borges de Medeiros, que derrotado na eleição, recusava a ideia de entregar o cargo. 

Anselmo lutou ao lado do irmão Lentino, dos sobrinhos Alberto na condição de sargento, do soldado Inocêncio e do filho Alfredo com 17 anos. Este filho vira o pai morto logo em seguida a tocaia em cima do pelotão do pai lanceiro, em Dom Pedrito as margens do Arroio Santa Maria Chico. 

Anselmo era filho de Aniceto e Maria Leocadia. Segundo tradição oral da familia nasceu no Uruguai, veio na infância para São Gabriel, onde casou-se em primeiras núpcias com Maria Candida Vaz, com quem teve a filha Morena. 

Do segundo casamento realizado em 31 de agosto de 1898, com a concunhada e viúva Honorina Miranda, tiveram cinco filhos: Rosa, Lola, Zilda, Alfredo e Anselmo. A familia morava no distrito de Campo Seco. Após a morte de Anselmo, rumaram para o Passo do Ivo.

Flagrante histórico da revolução de 1923 em Dom Pedrito, no passo do rio Santa Maria Chico momentos antes do combate quando foram atacados de surpresa por Flores da Cunha e Nepomuceno Saraiva. Foi nesse combate que morreu Anselmo Bernardino Vaz. (Foto publicada no blog "Fotos Antigas do Rio Grande do Sul". Cortesia da professora Ana Regina Fernandes Antunes).


Nenhum comentário:

Postar um comentário