quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Um tradicionalista que deixou saudade

Marcelino Rios Medeiros, o “Lenço Azul”, sem a menor sombra de dúvidas foi um dos mais queridos e populares tradicionalistas de São Gabriel. Era um exímio trovador, com participação até no programa “Rodeio Coringa”, que fez sucesso na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, nos anos 50 e 60. 

Foi ainda um dos fundadores e destacado participante do "Piquete Acampamento Farrapo", tradicional grupo que participa dos desfiles da Semana Farroupilha, e que mostra a resistência dos farrapos na Revolução.

Também trabalhou no rádio local, sendo um dos primeiros apresentadores do programa tradicionalista “Inverno no Galpão”, da Rádio São Gabriel, que foi ainda apresentado por Carlos da Silva Leite, Lázaro Xarão e Adão Brasil dos Santos, o saudoso “Canário Alegre”.

Eu o conheci bem. Lembro dele em seu trabalho no Fórum, quando este funcionava no antigo prédio da rua João Manoel. E certa vez até o visitei em sua casa, na Vila Maria, onde mantinha um verdadeiro Museu a céu aberto, com as mais variadas peças tradicionais da vida gaúcha.

Marcelino era policial aposentado. Morreu em Santa Maria, no dia 29 de julho de 2015, depois de lutar intensamente contra uma doença terrível.

E ele não foi somente um homem dedicado à segurança pública. Teve ativa participação na vida comunitária, tendo sido pioneiro no movimento em favor da terceira idade, promovendo festas as mais diversas e fazendo parte da Associação dos Aposentados e Pensionistas de São Gabriel.

E por muitas vezes foi escolhido para ser o “Rei da Terceira Idade”, quando das comemorações da “Semana do Idoso”. (Fonte e foto: Caderno Sete)


Nenhum comentário:

Postar um comentário