quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Uma Banda muito especial

A Escola Municipal Marechal Deodoro é pioneira no Estado na formação de uma Banda Marcial que acolhe seis alunos surdos e com dificuldades intelectuais, que tocam instrumentos de percussão. E também as meninas Vitória Pereira Mutt, de 13 anos e Vitória Andrade Menezes, de 12 anos, com deficiências intelectuais que participam do balé coreográfico. No total são 28 estudantes.

O projeto que começou em 2009 e tem a frente as professoras Carmem Lúcia Farias de Menezes, Eliara Biscaglia e Cristiane Ribeiro. O instrutor da banda é Antônio Carlos Gouveia. A Banda nasceu para representar a escola, mas acabou virando um instrumento para melhorar o diálogo entre os alunos.

No educandário, é difícil encontrar um estudante que não tenha conhecimento básico da linguagem de sinais, o que torna a proposta ainda mais interessante. No caso da Escola Marechal Deodoro, a interação entre os alunos ganhou uma dimensão maior, com os estudantes aprendendo a conversar com as mãos e as crianças com deficiências procurando romper as suas limitações.

A Banda da Escola Marechal Deodoro vem se constituindo em atração especial nos eventos que participa. Foi assim na "Caminhada da Inclusão", que encerrou a "Semana da Pessoa com Deficiência" este ano, e no arreamento das bandeiras, durante a "Semana da Pátria", na Praça Dr. Fernando Abbott.

O curioso, é que são poucas pessoas que sabem que a banda tem na sua composição um grupo de crianças com deficiências. O trabalho é tão bem feito, que não se nota diferença na execução das tarefas. Até porque, a maioria dos comandos é dada através de sinais.

A Escola, além da Banda , mantém ainda um “Coral de Libras”, que é composto por sete estudantes surdos em um grupo de 12 pessoas. O projeto é desenvolvido pela professora Eliara Biscaglia e é realizado no turno inverso, sempre nas quartas-feiras.

Também tem o projeto bilingue “Mãos que Encantam”, das professoras Aurea Teixeira e Clara Loreti Gonçalves. Nesses projetos é possível a participação de todos alunos ultrapassando as barreiras da inclusão. (Fonte: Jornal “A Notícia”, online)



Nenhum comentário:

Postar um comentário