terça-feira, 12 de setembro de 2017

Os 31 anos da ACAM

No sábado, 9 de setembro, no "Espaço Garden Lounge" foi festivamente comemorado o 31º aniversário de fundação da Associação Cultural Alcides Maia (ACAM). Na ocasião aconteceram homenagens a pessoas que se destacaram em prol da cultura na cidade,entre elas o historiador Osório Santana Figueiredo, recentemente falecido, que foi representado por seu filho Beraldo e esposa Miriã,

Também foi entregue a premiação aos vencedores do concurso literário promovido pela entidade. A festa foi prestigiada pela imprensa local que se fez presente na quase totalidade. Na ocasião foi servido um jantar aos convidados, servido pelo cheff Edgar Menezes, tendo na sequência um baile com a música do cantor e tecladista Celso Praiah.

A ACAN foi fundada em 10 de setembro de 1986, por ideia do saudoso doutor Milton Teixeira, em reunião festiva realizada no auditório da Câmara Municipal, cuja primeira Diretoria ficou assim constituída: Presidente, Galeno Evangelho Costa; Secretária, doutora Maria Anita Prestes e Tesoureiro, doutor Gabriel Padilha Dornelles.

Foi o doutor Milton Teixeira que, ao escolher o nome de Alcides Maya, o primeiro gaúcho a participar da Academia Brasileira de Letras, para patrono da ACAM, deu o destaque merecido a esse grande escritor conterrâneo, cuja importância na literatura gaúcha, infelizmente, a maioria dos gabrielenses ignorava.

O atual presidente da ACAM é Carlos Alberto Torres de Menezes. Antes, dirigiram a entidade o historiador Osório Santana Figueiredo, o doutor Milton Teixeira, a poetisa e escritora Maria da Graça Ferreira Cunha, o pastor Cláudio Moacir Moreira, Italo Zailu Gatto, Humberto Petrarca e Mara Rangel. (Fotos e informações: Página de Mara Rangel, no Facebook)



Mara Rangel e homenageados.

Beraldo e esposa Miriã, receberam justa homenagem ao historiador Osório Santana Figueiredo, recentemente falecido.

A poetisa e escritora Elody Menezes, foi uma das pessoas homenageadas na bonita festa.


Câmara Municipal fez sessão especial em homenagem a ACAM, por iniciatva do vereador Marllon Maciel (PP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário