segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O adeus a Mário Fialho

Nem sempre fico sabendo rapidamente de coisas que acontecem em São Gabriel. Foi o que aconteceu agora, com o falecimento de um amigo de muitos anos, Mário Nadir Bicca Fialho. O óbito se deu num dia em que a alegria deveria ser a tônica, 20 de setembro, data em que os gaúchos, especialmente os gabrielenses, comemoram a data máxima do Estado. Mário lutava contra um câncer há vários meses.

Eu o conheci muito bem, como também a sua família. Era filho de dona Vilsa Bicca Fialho, mais conhecida por Dona Maria. Ela era uma torcedora ardorosa da antiga S.E.R. São Gabriel. Não perdia um só jogo e acompanhava o time em suas andanças por cidades do Rio Grande do Sul.

Em dias de jogo no Estádio Municipal Sílvio de Faria Corrêa, era ela que preparava o almoço para os jogadores, em sua própria casa, sempre auxiliada pela filha Maria, também torcedora do clube, garantindo uma boa economia nos cofres da agremiação.

Mário participou de diversas Diretorias da S.E.R. São Gabriel, especialmente quando o operador deste blog presidiu o clube das três cores. Foi dirigente destacado do Esporte Clube Independente, o rubro-negro amador da cidade.

E ainda fundou e dirigiu o Bloco Carnavalesco Mocidade Independente, que brilhou em muitos Carnavais da cidade. Participou ativamente da Banda Musical São Gabriel. E administrou o Estádio Municipal, no tempo em que o prefeito era o doutor Eglon Meyer Corrêa. E em todos os natais alegrava a criançada, como Papai Noel.

A Câmara Municipal, em 2015, com muita justiça, deu-lhe o título de “Gabrielense Emérito “, por indicação do vereador Sildo Cabreira (PDT).

Mário era pai de Paulo Alfredo, que foi um dos jogadores mis promissores que atuaram pela S.E.R. São Gabriel, em sua história. Jogou, ainda, pelo Internacional, de Santa Maria onde teve bela passagem. Muito novo deixou os gramados e foi morar em Rondônia, onde se encontra até hoje.

O carnavalesco Mário Fialho. (Foto: Magro Borin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário