quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Cantora gabrielense de sucesso

Pouca gente sabe e muito mais desconhece que a cantora Dalila da Silva Costa, ou simplesmente “Dalila”, que fez sucesso nos anos 1960 e 1970, é filha de São Gabriel, onde nasceu em 18 de outubro de 1941.

Ela começou a carreira artística cantando na Rádio Charrua, em Uruguaiana. Atuou posteriormente na Rádio e TV Gaúcha. Em 1963, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Em 1964, fez temporadas nas boates Fred's e Top Club.

Nesse ano, lançou seu primeiro LP "A sensação!" pela gravadora Polydor, interpretando as músicas "Devagar com a louça", de Haroldo Barbosa e Luis Reis, "Eu quero um samba", de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa, "Samba no chuveiro", de Jacobina e Almeida Rego, "O apito na Escola de samba", de Billy Blanco, "Samba encabulado", de Sergio Leal, "Tchau mesmo", de Billy Blanco, "Crioulo bem", de Alcebíades Nogueira, "Samba rasgado", de Zé Keti e Jaime Silva, "Todo dia é dia de chorar", de Carlito e Romeo Nunes, "Ponta e placê", de Fernando César e Leal Brito, o Britinho, "É o fim", de Zil Mac, e "Desafinado", de Tom Jobim e Newton Mendonça.

No mesmo ano, gravou a marcha "Mulata na passarela", de Erasmo Silva e Sebastião Nunes, para o LP "O grande carnaval de 65" da gravadora Philips que contou ainda com aas participações de Ataulfo Alves, Jackson do Pandeiro, Ivete Garcia, Blecaute, Mário Alves, Noite Ilustrada, Carlos Gonzaga, Ruy Rey e Jair Rodrigues.

Em 1965, lançou, também pela Polydor o LP "Dalila muito mais" com as músicas "Sambamba", de Nonato Buzar, "Samboleio", de Alberto Paz e Édson Menezes, "O verdadeiro samba", de G. Campos e Moacir Vieira, "Quem vem lá", de Jacobina e Murillo Latini, "Ginga sul", de G. Pessanha e Catulo de Paula, "Guarde o teu sorriso", de Umberto Silva, Paulo Aguiar e Luis Mergulhão, "Se for adeus", de Concessa Colaço, "Sonata de quem é feliz", de G. Pessanha e Paulo Aguiar, "Feliz coincidência", de Célio Ferreira e Sebastião Nunes, "Vida ruim", de Catulo de Paula, "Serenata do adeus", de Vinicius de Moraes, e "Paz do meu amor", de Luis Vieira.

Em 1968, gravou o samba " Sou feliz", de Aloísio Machado e Erly Muniz, e a marcha "O retiro do papai", de Avarese e Índios, incluídas no LP "Carnaval 69" da gravadora Copacabana e que incluiu ainda os nomes de Ângela Maria, Trio ABC, Gasolina, Carequinha, Roberto Silva e outros.


Ao longo de sua carreira gravou obras de compositores como Vinícius de Moraes, Luiz Vieira, Catulo de Paula, Nonato Buzar, Tom Jobim, Zé Kéti, Billy Blanco e outros. Ela feleceu em 1 de setembro de 2004. (Fonte e Foto:  Site: Memória da MPB)


Nenhum comentário:

Postar um comentário