domingo, 20 de agosto de 2017

Vizinhos na morte

A saudosa amiga Myrta Luza Garcia Dias Rieth, autora de dois interessantes livros, que tenho em minha biblioteca, "Casarões" e "Estâncias", conta neste, que no topo do Cerro Santa Marta, na fazenda de igual nome,situada na localidade de Vacacai, existe um grande jazigo, onde reposam os restos mortais de Manoel Patricio de Azambuja, pai do marechal Fábio Patricio de Azambuja.

O túmulo foi construído com pedras de cantaria, técnica milenar de construção, ao estilo de uma capela, com escadaria e lápide em bronze, onde se pode ler o seguinte epitáfio: "Aqui jazz o Rio-grandense Manoel Patrício de Azambuja, nascido em 08/11/1822 e falecido em 11/11/1902. Deixai vindouros em repouso nesta tumba permanente, os restos mortais de quem na vida socorreu aos indigentes”.

Manoel Azambuja construiu a charqueada do Vacacai, em 1889, a primeira do município de São Gabriel, e empregou muita gente necessitada. Grande estancieiro, o maior empresário da época na cidade.

Ao lado encontra-se um túmulo menor, com apenas uma cruz, que segundo se sabe nele está sepultado um negro de nome Jonas, filho de escravos, que foi criado pela família de Manoel Patrício. A Fazenda Santa Marta pertence hoje a família Antoniazzi. (Fonte: Página de Beraldo Lopes Figueiredo, no Facebook e demais informações colhidas na Internet e no livro "História de São Gabriel", de Osório Santana Figueiredo)

Jazigo de Manoel Patricio Azambuja.

Túmulo de Jonas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário