domingo, 19 de março de 2017

Feriado de 20 de Setembro teve origem em São Gabriel

A transformação do dia 20 de setembro como feriado estadual teve a sua origem em Sao Gabriel, através de uma cavalgada promovida por 13 tradicionalistas. A ideia era homenagear a primeira senadora gaúcha, Emilia Fernandes, e por isso foi organizada a "Cavalgada Unidos pelo Tradicionalismo Riograndense, que saiu de São Gabriel no dia 19 de dezembro de 1994, às 16h30min, em direção a cidade de Livramento.

Segundo Valandero Fagundes Ferreira, autor da ideia, a cavalgada foi apartidária e oficializada pela Associção Cultural Alcides Maya. Numa Assembléia realizada na Câmara Municipal , ficou acertado que no contato com a senadora, seria reivindicado que o 20 de setembro fosse transformado num feriado estadual.

A partir de então, com o pedido assinado pelos 13 tradicionaslistas, começou o trabalho no Senado e na Assembléia Legislativa do Estado. O deputado Jarbas Lima foi o autor da proposta para que cada Estado pudesse escolher uma data para ser feriado.

A senadora Emilia Fernandes teve uma grande influência, destacou Valandro Ferreira, pois Lei 9.093, sancionada em 12 de setembro de 1995 dispoe sobre os feriados e possibilitou que o aniversário da Revolução Farroupilha fosse feriado estadual.

O trabalho dos 13 tradicionalistas foi reconhecido pelo vereador José Renato Martini, de Dom Pedrito, que mostrou ter tido uma preocupação semelhante. A Cavalgada levou quatro dias e os cavalarianos foram recepcionados pela senadora Emilia Fernandes no "CTG Marca de Casco". (Fonte: Jornal "Folha da Fronteira", edição de 17 de setembro de 1999)

Valandro Ferreira e Marciolino de Góis. (Foto: C. Giovane - Jornal "Folha da Fronteira")

Nenhum comentário:

Postar um comentário