terça-feira, 9 de agosto de 2016

Na Estância dos Galpões

Um silo na "Estância dos Galpões", que se localiza no Batovi. A estância foi mandada construir pelo senhor Manuel Bicca, no ano de 1922. Tinha características de arquitetura colonial portuguesa.

O silo foi construído no mesmo ano. Um dos proprietários da época, era Dodigo Bicca que conheceu esse tipo de silo na Argentina, para armazenar forragem no inverno. Mas segundo o historiador Osório Santana Figueiredo, que ouviu dos antigos, ele nunca foi usado para esse fim.

Quando o historiador o conheceu em 1943, era depósito de couros. Os donos quebraram e tiveram de entregar a estância para o Banco da Província do Rio Grande do Sul, em razão de dívidas, e arrendada por Arcanjo Arleu Petrarca.

Depois foi vendida para Ataliba Rodrigues das Chagas, conhecido por "Doca Chagas", que trabalhava para Arleu Petrarca. "Seu Doca", casado com Rosalina Modernel das Chagas, teve 11 filhos: Toribio, Didino, Gastão, Ari, Luis Carlos, Amélia, Dária, Maria, Ilda, Iracema e Eloisa.

Atualmente a estância encontra-se subdividida. A sede pertence a Eloisa, casada com Birá Neves, pais de Ataliba, casado com Raquel Velasques dos Santos, pais de Melk. Dedicam-se a pecuária.

De acordo com observação do historiador, embora já esteja com 94 anos desde a construção, o depósito está custando a ruir. Sinal de que foi uma obra bem feita. (Foto: Magro Borin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário