sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dagoberto Focaccia

*Dagoberto Frederico Russomano Focaccia, o doutor "Dagô, como é carinhosamente chamado por sua enorme legião de admiradores, ao contrário do que se pensa, não nasceu em São Gabriel, sim em Pelotas. É filho do saudoso casal Mateus Focaccia e Rosinha, antigos proprietários do Engenho Gabrielense.

Começou a carreira de locutor em 1948, na antiga Agência Gaúcha de Publicidade (AGP), que funcionava na Praça Fernando Abbott. De lá foi trabalhar na Rádio São Gabriel.

Sua primeira transmissão de futebol pela Rádio São Gabriel aconteceu em 1951, no jogo entre Gráfico X Manivela, na inauguração do Estádio da Praça da Caridade.

Quando foi estudar Direito, em Pelotas, fez parte do quadro de locutores esportivos da Rádio Cultura. Recebeu o "canudo" em 1960, tendo sido orador da turma. Formado, voltou para São Gabriel e para a Rádio São Gabriel, onde durante muitos anos apresentou o programa “Show da Noite”.

Desde 1982 Dagoberto é sócio e locutor da Rádio Batovi, apresentando diariamente ao meio-dia o programa de avisos “Chasque da Amizade”.

Essa histórica foto é dos anos 50. Como podem observar, Dagoberto tinha pinta de galã. (Foto: Álbum de Recordações da Rádio São Gabriel).

Um comentário:

  1. Queridíssima pessoa da minha história, amigo de meu pai, Ataíde Ferreira. Foi exatamente como nesta foto que ele ficou e continua na minha memória. Se ele ler este comentário, aqui fica um abraço apertado da Maria Betânia, a "Mulata" do Ataíde, hoje vivendo na França, e que ainda hoje falou no Dagoberto com o Renato Rosa pela Internet.

    ResponderExcluir